Boer | Testes Finais do Curso e Exercícios Gamificados

EXERCÍCIOS CONVENCIONAIS

Leia as perguntas, digite suas respostas e confira o que você anotou com as informações que aparecerão ao final do teste.

Leia o texto da aba “Exposição”, reflita sobre o caso à luz do que estudou nas aulas, anote sua resposta e a compare com as informações da aba “Solução”.

Caso clínico 1 | Desidratação

A desidratação é a perda de água e eletrólitos do líquido extracelular, frequente nas crianças com diarreia e/ou vômito. Uma criança é levada ao pronto-socorro do hospital com muita diarreia, ausência de sede, mucosas úmidas e sinais neurológicos. Em seu exame foram constatados os seguintes resultados:

  • Sódio plasmático abaixo de 130 mEq/l
  • Osmolaridade plasmática menor que 280 mOsm/l
  • Maior perda de eletrólitos do que de água.

 

Com base em seus conhecimentos sobre os líquidos corporais, responda:

  1. A) Qual é a consequência desse tipo de desidratação com relação à homeostase celular?
  2. B) Quais são as manifestações neurológicas?

A) Como houve perda de muito sódio, o LEC tornou-se hipotônico (pouco concentrado) em relação ao LIC. Como consequência, a água sai do LEC e vai para o LIC, causando inchaço da célula (aumento de tamanho ou hipertrofia).

B) A desidratação pode levar ao aumento dos disparos dos sinais elétricos dos neurônios, causando agitação, convulsões e coma.

Caso clínico 2 | Botulismo

Nos últimos dias Lucas tem apresentado estranhos sintomas, como fraqueza para andar e sustentar os membros, visão dupla e muito cansaço. Após ser levado ao hospital de sua cidade, ele foi diagnosticado com botulismo. Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbica, gram-positiva, encontrada em solos e sedimentos marinhos, como também em enlatados ou nos alimentos malconservados. Essa bactéria produz uma toxina muito poderosa, que pode ser letal para os seres humanos. Atualmente, a medicina estética e a odontologia utilizam essa toxina para fins terapêuticos.

  1. A) Explique a ação da toxina botulínica na placa motora.
  2. B) De que forma a toxina botulínica é utilizada na medicina estética?
  3. C) Qual a causa da morte dos pacientes que não tratam o botulismo?
  4. D) Cite outras substâncias químicas que interferem na placa motora.

A) Essa toxina impede a liberação da acetilcolina pelo nervo motor. Desse modo, sem a acetilcolina, não ocorre a abertura dos canais de sódio na fibra muscular, impossibilitando a contração muscular.

B) A toxina impede a contração muscular e, com isso, ocorre grande relaxamento do músculo, fazendo com que não apareçam as linhas de expressão (rugas).

C) Parada respiratória

D) Curare (impede a abertura dos canais de sódio na fibra muscular, causando seu relaxamento); substâncias anticolinesterásicas (retiram a acetilcolinesterase da fenda sináptica, aumentando a ação da acetilcolina. Com isso, há aumento da contração muscular).

EXERCÍCIOS GAMIFICADOS
Arrastar e soltar
Preencher lacunas
Identifique o elemento
Ditado
Palavras cruzadas
Pronúncia
Linha do tempo